terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dicas: Como Fazer Armadilhas

Embora a caça seja proibida no Brasil, em caso de extrema necessidade pode haver uma exceção. Mostraremos aqui, apenas instrutivamente como fazer armadilhas que podem, em casos extremos, salvar a vida de um sobrevivente faminto.

Aviso: As informações contidas nessa postagem tem fins instrutivos somente e não recomendamos nem incentivamos a caça, ou reprodução das armadilhas abaixo, exceto que sua vida dependa disso.



A Armadilha mais simples consiste apenas em cavar um buraco, ou fazer uma construção em forma de funil com a boca maior virada para baixo. Ou seja, a base ou a parte mais baixa será maior, com por exemplo 1 metro de diâmetro, altura de cerca de um metro e meio, e a boca (onde cairá a presa) com cerca de 40 centímetros de diâmetro.
É colocada uma isca no fundo da armadilha, quando um animal entra para pegá-la, ele não consegue mais sair, por causa do formato das paredes que não permitem escalada ou algo parecido.




Chiqueiros São muito utilizados para caças grandes, como onças ou Gato-maracajá. Neste caso seria para mais um caso extremo de sobrevivência, excluindo se de qualquer modo a possibilidade de abate, e sim apenas para defesa.
Quando destinadas à primeira, não haverá necessidade de serem assoalhadas, mas para o segundo sim, com madeira dura (paxiúba, por exemplo). Quando para onça, deverá ter um outro compartimento na parte de trás, onde será colocada a isca (qualquer animal vivo); quando para o gato-maracajá, não haverá necessidade desse compartimento, pois a isca será carne, vísceras ou
peixe. O importante nessa armadilha será o gatilho que a fará funcionar, composto de madeiras e cipós, e cuja construção dependerá da habilidade do caçador.




Um tipo de armadilha muito usado para pegar tatus (china, canastra, quinze-quilos, peba, bola),são os Mundéus. Estes baseiam-se no peso do próprio tronco que, quando cai por desarme do gatilho, atingirá o animal. Serão construídos sobre as trilhas ou próximos às tocas, e não precisarão de isca.



Talvez o tipo mais comum de armadilha, a arapuca normalmente é usada para pegar jacu, jacamim,
mutum, etc, ou seja, aves grandes.





Laços- Grande será a variedade de laços, nos quais se colocarão, ou não, iscas, de acordo com a caça pretendida. Eis nas imagens abaixo, uma variedade de armadilhas de laço.










RECOMENDAÇÕES FINAIS
a.As armadilhas deverão ser montadas antes do cair da noite e nas partes mais estreitas das trilhas; quando se quiser canalizar o animal em direção a uma delas, bastará construir um “túnel”.

b.Os laços deverão ter suas aberturas calculadas para deixar passar a cabeça do animal, e não o seu corpo. Os de enforcar e suspender terão duas vantagens: matar rapidamente e colocar a caça fora do alcance de outros animais.

c.É conveniente macerar folhas de árvores, misturar com água e aplicar a solução no local da armadilha, visando não permitir que odores estranhos à região afastem o animal.

d.Tudo o que se construir durante a montagem de uma armadilha deverá ser muito bem camuflado, para não despertar suspeitas.

e.Os locais em que forem carneadas as caças poderão atrair outros animais; neles será, portanto, aconselhável e vantajoso colocar armadilhas.

f.Toda a equipe na sobrevivência deverá conhecer a localização e não poderá andar nas trilhas dos animais e, por motivo de segurança, as “áreas de matar” devem ser evitadas.


Fontes:

Never Say Die, Canadian Survival Manual. Canadian Army

Instruções Provisórias de Sobrevivência na Selva. Exército Brasileiro. (1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário