quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Picos mais altos do Brasil - Montanhismo

Os cinco Picos mais altos do Brasil - (Dados do IBGE)

Gosta de trekking, escalada, montanhas, frio e um visual de tirar o fôlego? Então descubra aqui quais são os 5 picos mais altos do Brasil!

1º Lugar: Pico da Neblina (Serra do Imeri, AM) com 2.995m.



2º Lugar: 31 de Março (Serra do Imeri, AM) com 2.974m.



Os dois primeiros picos estão localizados no norte do estado do Amazonas na Serra do Imeri. Situado em uma área remota e de difícil acesso, esses dois picos estão dentro de um reserva indígena dos Ianomâmis. Para acessar esses picos é necessária uma autorização formal do ICMbio e a contratação de guias credenciados.



Em média se leva de 7 a 9 dias para chegar até os Picos, iniciando a trilha com um 4x4 em seguida usando de canoas “voadeiras” para subir o rio Cauburis para começar uma longa e cansativa jornada por terrenos difíceis e alagados. Você vai passar por todo tipo de obstáculo que a floresta amazônica pode fornecer para lhe deixar exausto!

3º Lugar: Pico da Bandeira (Serra do Caparaó, divisa do ES e MG) com 2.891m.



O pico tem esse nome por causa do imperador Pedro II, por volta de 1859 o imperador determinou que fosse colocada uma bandeira do Império naquele que, na época, era tido como o ponto mais alto do Brasil.



Localizado na divisa dos estados do Espirito Santo e Minas Gerais era considerado o ponto mais alto do Brasil até 1965 quando foram feitas as primeiras medições no Pico da Neblina e no Pico 31 de Março.




É o pico mais acessível das montanhas mais altas do Brasil, com trilhas bem marcadas, mas ainda sim você estará exposto às mudanças bruscas de temperaturas podendo chegar a -17º no inverno durante a noite.



4º Lugar: Pedra da Mina (Serra da Mantiqueira, divisa de MG e SP) com 2.798m.



O quarto pico mais alto do Brasil leva esse nome por conta de quatro pequenos riachos que brotam quase do topo da montanha. Primeira subida documentada é datada do ano de 1955. A Pedra da mina faz parte de uma das mais lindas travessias do país a travessia da Serra Fina na Serra da Mantiqueira. O acesso para a Pedra da mina exige um bom preparo físico já que o aventureiro enfrentará subidas íngremes e técnicas. 



Leve muita água e roupas para o frio. As melhores épocas para chegar ao cume são durante a temporada de montanha que é entre o outono e inverno onde a probabilidade de uma tempestade forte com descargas elétricas é menor. 

5º Lugar: Agulhas Negras (Serra da Mantiqueira, divisa de MG e SP) com 2.790m.



O quinto lugar fica em primeiro no coração de muitos montanhistas. A beleza do lugar é algo incrível para ser contemplado de todos os ângulos. O Acesso ao cume é bem técnico e é sempre importante contratar um guia credenciado.





Fora as vias de acesso normal os cume o Pico das Agulhas negras conta com diversas vias de escalada, a maior parte no maciço das Prateleiras.

Prateleiras
O Pico das agulhas negras ficou muito famoso nos anos 80 após uma forte nevasca que transformou completamente a paisagem que atraiu a atenção de turistas e da grande mídia na época!

Neve no Pico das Agulhas Negras na década de 80


REFERÊNCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário